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CEFET-MG

Autoavaliação

Última modificação: Domingo, 21 de dezembro de 2025

Para desenvolver as atividades relacionadas à autoavaliação, o Programa elaborou um projeto de autoavaliação, que busca garantir a qualidade contínua no desempenho acadêmico, o aprimoramento constante do planejamento e da gestão do PPGMMC, além do fortalecimento dos compromissos sociais do Programa com a sociedade. O projeto também favorece a construção da identidade do Programa, a valorização da diversidade e o envolvimento ativo de discentes e docentes.

Em alinhamento com essas ações, a Coordenação de Avaliação e Regulação da Pós-Graduação, subordinada à DPPG, implementa e supervisiona as políticas institucionais de avaliação e regulação da pós-graduação no CEFET-MG, garantindo a conformidade com as normas e a melhoria contínua dos processos acadêmicos.

Ações discutidas e implementadas:

  • Avaliação dos docentes: realizada semestralmente pelos discentes, de forma individual e anônima. Os comentários são analisados, categorizados e compilados para identificação de oportunidades de melhoria; as recomendações são repassadas aos docentes pela coordenação.
  • Reuniões com colegiado, docentes e discentes: o colegiado se reúne mensalmente; a coordenação e os representantes discentes de mestrado e doutorado também. Além disso, ocorrem reuniões semestrais com docentes, ingressantes e veteranos para apresentação de normas e projeto pedagógico, discussão de resultados de avaliação docente e identificação de desafios e ajustes necessários.
  • Encontro dos docentes da Pós-Graduação do CEFET-MG: evento anual da DPPG que discute metas do PDI, desafios e avanços institucionais e específicos dos PPGs, gerando relatório técnico e plano de atividades para o ano seguinte. Não ocorreu entre 2019 e 2024 por restrições sanitárias e orçamentárias; retorno agendado para junho de 2025.
  • Encontro dos discentes do PPGMMC: realizado durante a Semana de Ciência e Tecnologia, integra graduação e pós-graduação em apresentações, debates e minicursos, fortalecendo a articulação entre pesquisas, áreas de concentração e grupos, além de estimular a produção científica e o interesse de futuros discentes.

O processo de autoavaliação é conduzido por uma Comissão de Avaliação, composta pelo Coordenador, Subcoordenador e Secretário do Programa, além de dois docentes (um de cada linha de pesquisa), em consonância com as diretrizes da DPPG. A autoavaliação deve ser instrumento crítico de tomada de decisão, o que exige fortalecer grupos de trabalho, equipe de coordenação do processo avaliativo, compromisso coletivo dos docentes e uso efetivo dos resultados.

Como parte da melhoria contínua, a proposta central é o acompanhamento sistemático das produções acadêmicas e do desempenho discente, por meio de indicadores quantitativos e qualitativos (publicações, participação em eventos, prazos de qualificação e defesa, taxas de conclusão no tempo regulamentar).

Também será implementado um ciclo contínuo de revisão do processo de autoavaliação, assegurando atualização permanente, alinhamento às necessidades do Programa e conformidade com as diretrizes institucionais, com ajustes que aprimorem a formação discente e otimizem processos acadêmicos e administrativos.

Outro ponto essencial é o acompanhamento da trajetória dos egressos, para avaliar o impacto da formação nas carreiras profissionais e acadêmicas. O monitoramento, conduzido pela CDCA e pela coordenação do Programa, orienta ajustes e melhorias contínuas.

Pontos de atenção identificados na autoavaliação (com ações propostas):

  • Integração entre discentes, egressos e docentes: reativação da disciplina de Seminários para ampliar a troca de experiências e conhecimentos.
  • Participação de discentes e egressos em publicações: incentivo à inserção nos grupos de pesquisa e projetos; regulamento de recredenciamento docente passou a valorizar publicações em coautoria com discentes.
  • Tempo médio de titulação: impacto da pandemia aumentou prazos; reduzir o tempo médio permanece como necessidade priorizada.
  • Oferta de disciplinas em inglês: ampliar a oferta para fortalecer a internacionalização, com suporte por cursos de proficiência e materiais didáticos bilíngues.
  • Divulgação do Programa e resultados dos alunos: fortalecer a presença na página do Programa e em redes sociais, além de eventos científicos.

A Coordenação de Avaliação e Regulação da Pós-Graduação, em conjunto com a CPA do CEFET-MG, conduziu pesquisa (dez/2024–mar/2025) com docentes e discentes dos PPGs. Os questionários foram enviados por e-mail com link de acesso; participaram discentes regulares ativos em dez/2024 e docentes permanentes e colaboradores. Os resultados gerais podem ser consultados em:

A pesquisa teve participação de 45 discentes e 7 docentes vinculados ao Programa.

Síntese dos resultados — discentes:

  • Aspectos gerais: satisfação com o Programa; estrutura curricular, qualidade da formação e atuação docente bem avaliadas.
  • Infraestrutura: avaliação majoritariamente positiva para salas de aula e estudo; necessidade de investimentos nos laboratórios de pesquisa.
  • Coordenação e Secretaria: avaliação positiva quanto à disponibilidade e à qualidade do atendimento.
  • Programas de extensão: percepção limitada e pouco envolvimento; muitas respostas neutras indicam necessidade de maior divulgação.
  • Estrutura curricular: considerada adequada às expectativas e necessidades acadêmicas.
  • Disciplinas: majoritariamente boas ou excelentes em conteúdo, objetivos e bibliografia.
  • Professores: qualificados e acessíveis, com avaliações boas ou excelentes.
  • Orientação: forte reconhecimento da competência, compromisso e disponibilidade dos orientadores.
  • Autoavaliação discente: maioria se avalia como boa ou excelente em cumprimento de atividades, prazos, participação em eventos e produção.
  • Evasão: maioria nunca considerou evadir; quando cogitada, motivos principais são pessoais, dificuldades na pesquisa e, em menor escala, horários, auxílios e políticas de permanência.

Síntese dos resultados — docentes:

  • Aspectos gerais: comprometimento com o PPGMMC; disciplinas propostas alinhadas às temáticas atuais das linhas de pesquisa.
  • Infraestrutura: avaliações heterogêneas; limitações em laboratórios e suporte técnico sugerem oportunidades de melhoria.
  • Secretaria e Coordenação: avaliações majoritariamente positivas em atendimento e disponibilidade.
  • Extensão: dúvidas quanto à carga horária dos discentes em atividades de extensão indicam necessidade de clarificação e acompanhamento.
  • Autoavaliação — Disciplinas: preocupação com atualização e relevância dos conteúdos ministrados.
  • Autoavaliação — Carga horária: prioridade ao PPGMMC é reconhecida; há divergências sobre ampliar dedicação futura.
  • Autoavaliação — Publicações: manutenção de produção científica constante e relevante.
  • Autoavaliação — Projetos de pesquisa: participação ativa, essencial para qualidade do Programa e formação científica.

Comentários e ações planejadas a partir da pesquisa:

  • Infraestrutura de salas de estudo: manutenção de ar-condicionado e ampliação de pontos de energia; avaliação de uso de filtros de linha como solução imediata, condicionada à viabilidade orçamentária.
  • Comunicação com bolsistas e divulgação: elaboração de FAQ; intensificação de uso de página web e perfis em LinkedIn e Instagram para divulgar projetos, eventos e oportunidades.
  • Integração com outros PPGs: ampliar oferta e comunicação de disciplinas interprogramas conforme diretrizes do PDI 2023–2027.
  • Laboratórios de computação: reestruturação e ampliação do CCC (mar/2025) com seis laboratórios e 130 estações; dois de uso exclusivo do PPGMMC.
  • Bolsas e auxílios: novas resoluções (CPPG 05/2024 e CPPG 06/2024) regulamentam acúmulo de bolsas; intensificar divulgação de auxílios estudantis.