Planejamento Estratégico
Última modificação: Domingo, 21 de dezembro de 2025
Dentro da atual estrutura organizacional do CEFET-MG, o PPGMMC está vinculado à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) e mantém uma estreita articulação tanto com os cursos de graduação quanto com os cursos técnicos de nível médio oferecidos pela instituição. A DPPG é composta por cinco coordenações gerais: Coordenação de Divulgação Científica e Tecnológica, Coordenação de Fomento à Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, Coordenação de Avaliação e Regulação da Pós-Graduação e Coordenação de Gestão da Infraestrutura de Pesquisa. Além disso, o Comitê de Ética em Pesquisa, órgão interdisciplinar e independente, também está vinculado à DPPG. Estão subordinadas à DPPG as coordenações dos 14 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, responsáveis pela oferta de 14 cursos de mestrado e 7 de doutorado, consolidando o compromisso da instituição com a pesquisa e a formação acadêmica de alto nível. O Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG) é o órgão colegiado deliberativo para a DPPG, além de possuir caráter normativo e consultivo para a Pesquisa e a Pós-Graduação do CEFET-MG.
A coordenação do PPGMMC trabalha com um planejamento estratégico alinhado ao Plano Estratégico Institucional (PEI) 2023–2032 e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023–2027, garantindo coerência com os objetivos e metas do CEFET-MG. O PEI define a função social, a visão, os valores e os objetivos estratégicos da instituição no longo prazo, enquanto o PDI estabelece diretrizes para os próximos cinco anos, incluindo princípios orientadores, metas e indicadores. Esse alinhamento busca uma gestão eficiente do desenvolvimento do Programa, a melhoria da infraestrutura e a formação qualificada de seus alunos, associada à produção intelectual.
O Plano Estratégico Institucional (PEI) 2023–2032 definiu 14 objetivos estratégicos (OE) para o CEFET-MG, dos quais sete estão diretamente relacionados aos objetivos de desenvolvimento estabelecidos pela DPPG no PDI 2023–2027. São eles:
- OE-1 – Assegurar a oferta de educação tecnológica de excelência, inclusiva e integral, para formar cidadãos críticos, éticos e comprometidos com o desenvolvimento social.
- OE-2 – Ampliar a oferta e aprimorar a qualidade e a efetividade do ensino, orientando-o por uma perspectiva da educação integral do aluno.
- OE-3 – Ampliar e fortalecer o sistema interno de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), articulando-o às demandas da sociedade e do setor produtivo.
- OE-5 – Aprimorar a gestão de currículos e da aprendizagem, promovendo práticas pedagógicas que propiciem a integração do ensino, da pesquisa, da extensão e das atividades educacionais complementares em prol do desenvolvimento integral do aluno.
- OE-6 – Assegurar as condições para o acesso, a permanência e o êxito dos alunos, suprindo suas necessidades nas perspectivas da equidade, da inclusão, do pleno desenvolvimento do estudante e da inserção profissional.
- OE-7 – Ampliar e fortalecer a cooperação acadêmica internacional, promovendo o intercâmbio científico e tecnológico e a mobilidade de pessoas, e fomentando o multiculturalismo.
- OE-13 – Expandir e modernizar a infraestrutura física, assegurando sua usabilidade, e aperfeiçoar a gestão dos espaços físicos administrativos e acadêmicos, aumentando sua efetividade e fomentando o uso compartilhado destes recursos.
Os objetivos de desenvolvimento descritos no PDI 2023–2027 para a pesquisa e pós-graduação podem ser resumidos na lista abaixo:
- Implementar as Ações Afirmativas (AF) na Pós-Graduação Stricto Sensu (PGSS) por meio dos processos seletivos de alunos regulares em todos os cursos de mestrado e doutorado.
- Integrar os estudantes ingressantes por meio de AF em projetos e grupos de pesquisa, bem como nos programas de internacionalização da PGSS.
- Aprimorar a qualidade e a avaliação dos cursos de mestrado e doutorado.
- Ampliar a interdisciplinaridade entre os Programas de Pós-Graduação (PPG), incentivando a oferta de disciplinas e projetos de pesquisa conjuntos, além da participação de alunos regulares de um PPG em disciplinas e atividades de outro PPG.
- Aumentar o número de docentes com pós-doutorado no exterior credenciados ao corpo permanente dos PPG.
- Fomentar a internacionalização da PGSS e da pesquisa no CEFET-MG, ampliando a participação de pesquisadores estrangeiros em disciplinas, bancas examinadoras, projetos de pesquisa, coorientações e seminários, além de aumentar o número de disciplinas e eventos da PGSS ofertados em língua estrangeira. Além disso, expandir os acordos de dupla titulação ou cotutela.
- Ampliar e aprimorar as atividades de pesquisa e a produção intelectual por meio da integração entre pesquisadores e alunos de diferentes áreas do conhecimento, bem como pela implantação de centros de pesquisa focados em áreas estratégicas e de composição interdisciplinar.
- Ampliar a integração entre alunos de graduação, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) e da pós-graduação vinculados a projetos de pesquisa da PGSS.
- Fomentar pesquisas básicas e aplicadas inovadoras com impacto econômico, social e cultural, promovendo a transferência de conhecimento para a sociedade.
- Ampliar o número de projetos de pesquisa aprovados por agências de fomento, promovendo a integração entre servidores de diferentes departamentos e instituições.
- Expandir a participação de pesquisadores do CEFET-MG em redes de pesquisa nacionais e internacionais.
- Aumentar o número de projetos de pesquisa com parceiros externos formalizados por meio de instrumentos jurídicos específicos, incluindo aqueles desenvolvidos em colaboração com instituições estrangeiras.
- Expandir o número de registros de patentes, incluindo aqueles decorrentes de projetos com participação de parceiros externos.
- Fortalecer a colaboração científica do CEFET-MG, ampliando o número de artigos publicados em coautoria com pesquisadores de diferentes departamentos e programas de pós-graduação da instituição, além de consolidar parcerias com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais e com coautores do setor não acadêmico.
De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023–2027 e PDI 2016–2020) e com o Plano Estratégico Institucional (PEI 2023–2032), um dos objetivos da instituição é fomentar e aprimorar a qualidade e excelência da Pós-Graduação. Nesse sentido, listamos algumas ações de apoio ao PPGMMC que a DPPG promoveu durante o quadriênio 2021–2024 e continuará promovendo no atual quadriênio, as quais estão diretamente relacionadas aos objetivos de desenvolvimento descritos no PDI 2023–2027 para a pesquisa e pós-graduação.
Política de apoio institucional ao PPGMMC
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Manutenção de equipamentos de laboratório.
A DPPG tem apoiado as coordenações dos programas na manutenção dos equipamentos de laboratório, utilizando recursos do orçamento do CEFET-MG. Para otimizar os gastos, as demandas são coordenadas de forma a agrupar equipamentos do mesmo tipo ou aqueles cuja manutenção seja realizada pela mesma empresa representante.
- CDIP: planeja, desenvolve, coordena, acompanha, executa e avalia ações para ampliação, atualização, desenvolvimento, divulgação e uso compartilhado da infraestrutura de pesquisa.
- DTI / PDTIC 2022–2026: prevê atualização, expansão e continuidade tecnológica da infraestrutura de dados, parque computacional e equipamentos de informática.
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Apoio-contrapartida na pesquisa.
O CEFET-MG implementa programas de fomento continuamente revisados. Eles são essenciais para expandir e consolidar pesquisa e pós-graduação, sobretudo frente à redução de recursos das agências oficiais. Com maior demanda, os critérios de concessão tornaram-se mais rigorosos, reforçando o papel estratégico dos programas institucionais.
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Programas de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação.
Com base no PDI 2016–2020 e 2023–2027, consolidou-se um conjunto de programas destinados a docentes e discentes.
Para discentes:
- Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica;
- Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado;
- Programa de Auxílio à Participação de Discentes em Eventos.
Para docentes:
- Programa Institucional de Melhoria Qualitativa da Produção Científica (PROMEQ);
- Programa Institucional de Auxílio Individual para Apresentação de Trabalhos em Eventos Técnico-Científicos (nacional e internacional);
- Programa Pesquisador Convidado.
Atende docentes e discentes: Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP-CAPES), fortalecendo as atividades acadêmicas e científicas.
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Incentivo à internacionalização.
O suporte técnico é realizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), com foco em mobilidade e cooperação.
Objetivos no PDI 2023–2027:
- Ampliar a mobilidade acadêmica internacional de discentes e docentes;
- Fortalecer acordos de cooperação bilateral com instituições do eixo Sul–Norte;
- Integrar a cooperação internacional às atividades de pesquisa e pós-graduação.
Iniciativas da SRI:
- Oferta de disciplinas em língua estrangeira na pós-graduação;
- Ampliação de vagas e participação em mobilidade;
- Capacitação em línguas estrangeiras;
- Programa “Professor Visitante” para recepção de docentes estrangeiros.
Políticas e infraestrutura: aprovação de políticas institucionais de internacionalização e linguísticas; implementação de residência internacional.
Apesar dos avanços, muitas colaborações ainda dependem de contatos individuais. A coordenação do PPGMMC atua para institucionalizar parcerias via SRI; no curto e médio prazos, a meta é consolidar mecanismos que viabilizem essa institucionalização e fortaleçam as ações internacionais do Programa.
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Programa Institucional de Integração entre Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu.
Objetivos:
- Tornar mais atrativos os cursos de graduação e mestrado do CEFET-MG;
- Proximidade entre atividades da graduação e da pós-graduação stricto sensu;
- Ampliar egressos da graduação do CEFET-MG na pós-graduação stricto sensu;
- Complementar atividades da graduação com pesquisa e pós-graduação;
- Fortalecer grupos de pesquisa com envolvimento de discentes;
- Ampliar oportunidades de internacionalização para discentes.
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Ações Afirmativas de Inclusão, Permanência e Acessibilidade.
- Política de cotas (2022): no mínimo 30% das vagas para pessoas negras, indígenas e com deficiência, com prioridade em bolsas para casos de vulnerabilidade;
- Programas de permanência: bolsas de mestrado e doutorado, auxílio a eventos e subsídio de alimentação;
- NAAPI: garantia de condições de acessibilidade e eliminação de barreiras;
- Resultados e impactos: detalhados no Anexo 19.
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Repositório Institucional.
Criado pela Resolução CD 20/2024, fortalece a política informacional ao preservar, dar visibilidade e difundir a produção científica, cultural e administrativa do CEFET-MG.
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Projeto de autoavaliação da Pós-Graduação do CEFET-MG.
Conduzido pela Coordenação de Avaliação e Regulação da Pós-Graduação (DPPG), assegura processo contínuo e sistemático de avaliação.

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