MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Acompanhamento de Egressos

Última modificação: Domingo, 21 de dezembro de 2025

Informações atualizadas até dezembro de 2024.

No CEFET-MG, o Acompanhamento de Egressos é um macroprocesso da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, conduzido pela Coordenação de Desenvolvimento de Carreiras (CDCA). Seu objetivo é promover ações voltadas ao monitoramento, avaliação e desenvolvimento da trajetória profissional e acadêmica dos ex-alunos de todos os cursos da Instituição. Esse acompanhamento fornece subsídios para o planejamento institucional, além de contribuir para a definição e atualização das políticas acadêmicas. O marco institucional do Acompanhamento de Egressos no CEFET-MG foi estabelecido em 2021, com a aprovação da Política de Acompanhamento de Egressos (Resolução CD 018/2021), do Regulamento do Programa de Acompanhamento de Egressos (Resolução CEXT 414/2021) e da designação do Comite Geral de Acompanhamento de Egressos (Portaria DIR 456/2021).

Grande parte dos egressos do Mestrado no PPGMMC dá continuidade aos estudos no Doutorado. Além disso, dados coletados indicam que a maioria dos doutores formados pelo programa está vinculada a instituições de ensino superior como docentes. Entretanto, diante das alterações do mercado de trabalho na última década e da redução da oferta de concursos para o ensino superior, a Coordenação reconhece a necessidade de ampliar as competências de seus egressos. Como uma primeira ação, foi criada em 2021 a disciplina “Indústria 4.0”, que vem tendo oferta regular semestral. Cabe ressaltar que Indústria 4.0 é um conceito moderno, diretamente relacionado à modelagem matemática computacional e com forte caráter interdisciplinar. O objetivo da disciplina é capacitar os discentes em habilidades de programação e uso de ferramentas de modelagem matemática computacional, combinando teoria e aplicação prática. Dessa forma, a formação oferecida pelo PPGMMC não apenas prepara os alunos para a pós-graduação, mas também os qualifica para o mercado de trabalho.

Desde 2015, a coordenação do Programa tem promovido ações para aprimorar a desenvoltura dos discentes na apresentação de seus projetos. Eventos como a Semana da Pós-Graduação, a Mostra de Trabalhos e a Semana de Ciência & Tecnologia oferecem oportunidades para que os alunos apresentem suas pesquisas e, em algumas ocasiões, ministrem minicursos para seus pares. Essas atividades têm gerado impactos positivos na formação dos discentes. Além disso, destaca-se a participação ativa dos alunos em eventos científicos nacionais e internacionais, apresentando seus trabalhos e ampliando sua experiência acadêmica e profissional. Acreditamos que todas essas iniciativas contribuem significativamente para o desenvolvimento de novas habilidades, estimulam a criatividade e fortalecem a interação social no ambiente acadêmico.

Desde a sua criação, o PPGMMC tem como principal objetivo a qualificação de profissionais com formação multidisciplinar, capacitando-os para competir no mercado nacional e internacional na área de modelagem matemática computacional e em campos afins. Entre 2016 e 2024, o Programa formou 197 discentes, sendo 124 mestres e 73 doutores. A análise da trajetória desses egressos revela tendências relevantes quanto à permanência na academia, à inserção no mercado de trabalho e à percepção sobre a formação recebida.

Um dos destaques é a expressiva presença dos egressos na docência: aproximadamente 60 seguem carreira como professores em instituições de ensino público ou privado. Esse número demonstra o impacto do PPGMMC na formação de docentes qualificados, que contribuem para a disseminação do conhecimento em diferentes áreas da ciência e da engenharia. A análise das ocupações dos mestres e doutores que não atuam em atividades acadêmicas ou de pesquisa mostra que muitos ingressaram no mercado de trabalho, atuando em diversas áreas do setor público e privado. Entre as ocupações mais comuns, destacam-se cargos em tecnologia da informação, engenharia e análise de dados, refletindo a sólida formação computacional e matemática adquirida no PPGMMC. Além disso, alguns egressos ocupam posições estratégicas na indústria e em empresas nacionais e internacionais, aplicando seus conhecimentos na resolução de problemas complexos, otimização de processos e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. As principais áreas de atuação incluem tecnologia da informação, pesquisa e desenvolvimento, engenharia e análise de dados, onde os profissionais empregam habilidades avançadas em modelagem matemática, inteligência artificial e otimização de processos. Em relação à mobilidade internacional, seis egressos do programa realizaram ou estão realizando atividades de pesquisa ou trabalho no exterior. Entre eles, destaca-se um pós-doutorado no Canadá, uma pesquisadora atuando na Noruega, além de profissionais estabelecidos na França, Irlanda e Alemanha. Além disso, um egresso concluiu o doutorado no Reino Unido e permaneceu no país para trabalhar.

Entre os 124 mestres formados, 44 optaram por permanecer no próprio programa para o doutorado, evidenciando a satisfação com a formação recebida no mestrado. Desses, 8 conciliam a pesquisa com a docência. Dos 80 restantes, 7 ingressaram em doutorados em outras instituições, 10 atuam como docentes em instituições públicas e privadas, e 2 conciliam a docência com atividades no setor público ou privado. Além disso, 2 são pesquisadores em instituições públicas, enquanto os demais seguiram carreira no setor público ou privado fora do meio acadêmico.

Entre os 73 doutores formados, 47 (64%) seguiram carreira acadêmica como docentes em instituições públicas e privadas, 3 ingressaram em programas de pós-doutorado em outras instituições e 2 atuam como pesquisadores. É interessante ressaltar que, destes 47, 09 (12%) atuam, em dezembro de 2024, como docentes do próprio CEFET-MG; 08 (10%) estão como docentes em institutos federais de educação e tecnologia (IFET); 13 (18%) atuam em universidades federais diversas; e 17 atuam em instituições privadas de ensino. Há, assim, 17 doutores atuando em áreas não-docentes, em áreas de tecnologia da informação de empresas públicas e privadas, sendo 12 em empresas privadas e 05 em empresas públicas. Por fim, há, ainda, 03 que atuam tanto como docentes quanto como profissionais de tecnologia e informação em empresas privadas. Destaca-se que o primeiro doutor formado pelo programa, Thiago Magela Rodrigues Dias, integra atualmente o corpo docente permanente do PPGMMC; Maria Amélia Lopes Silva, concluinte em 2019, coorienta 02 alunos de mestrado e 02 alunos de doutorado; e Izabela Marques de Oliveira, formada em 2023, compõe o corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática do CEFET-MG.

As informações apresentadas foram obtidas a partir do Sistema de Egressos do CEFET-MG, de pesquisa realizada com os egressos via e-mail e da análise de seus currículos na plataforma Lattes e perfis no LinkedIn. Dos 197 egressos, 182 estão contemplados no relatório. Esses dados oferecem um panorama relevante do impacto do PPGMMC na trajetória profissional de seus ex-alunos. O número expressivo de docentes formados evidencia a contribuição do programa na qualificação de professores e pesquisadores. Além disso, a alta taxa de continuidade para o doutorado no próprio programa indica um nível satisfatório de retenção. Por outro lado, a baixa presença de ex-alunos no exterior ou em pós-doutorados sugere oportunidades a serem exploradas para ampliar a inserção internacional e o acesso à formação avançada.