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CEFET-MG

Estrutura Curricular

Última modificação: Domingo, 21 de dezembro de 2025

A concepção da estrutura curricular do Programa assenta-se sobre cinco princípios: interdisciplinaridade, flexibilidade, transversalidade temática, estreita relação teórico-prática e investigação científico-tecnológica. Além desses princípios, a estrutura curricular do PPGMMC é concebida considerando o perfil desejado dos alunos ingressantes, o perfil esperado do egresso, a justificativa da proposta, seu contexto e as necessidades e bases institucionais. Nesse sentido, a estrutura curricular foi elaborada para favorecer a formação genuinamente interdisciplinar dos alunos, própria da área de Modelagem Matemática e Computacional. O currículo envolve disciplinas de fundamentação geral, disciplinas e atividades integradoras das linhas de pesquisa envolvidas e disciplinas e atividades mais específicas a cada uma das linhas.

Princípios orientadores

  • Interdisciplinaridade;
  • Flexibilidade;
  • Transversalidade temática;
  • Estreita relação teórico-prática;
  • Investigação científico-tecnológica.

Na grade curricular em vigência, as disciplinas do Programa compreendem três módulos:

  1. Módulo de Formação Geral — disciplinas obrigatórias e optativas que proporcionam uma base sólida comum aos alunos;
  2. Módulo de Formação Específica — disciplinas optativas para aprofundamento em cada linha de pesquisa;
  3. Módulo de Elaboração de Dissertação/Tese — disciplinas obrigatórias que asseguram acompanhamento constante do projeto e do desenvolvimento da pesquisa.

Créditos para integralização

  • Mestrado (33 créditos):

    • 12 créditos — disciplinas obrigatórias do Módulo de Formação Geral;
    • 04 créditos — disciplinas optativas do Módulo de Formação Geral;
    • 04 créditos — disciplinas optativas do Módulo de Formação Específica;
    • 04 créditos — disciplinas optativas do Módulo de Formação Geral ou Específica;
    • 04 créditos — disciplinas obrigatórias do Módulo de Elaboração de Dissertação;
    • 05 créditos — aprovação na defesa pública da Dissertação de Mestrado.
  • Doutorado (54 créditos):

    • 12 créditos — disciplinas obrigatórias do Módulo de Formação Geral;
    • 08 créditos — disciplinas optativas do Módulo de Formação Geral;
    • 08 créditos — disciplinas optativas do Módulo de Formação Específica;
    • 08 créditos — disciplinas optativas do Módulo de Formação Geral ou Específica;
    • 08 créditos — disciplinas obrigatórias do Módulo de Elaboração de Tese;
    • 10 créditos — aprovação na defesa pública da Tese de Doutorado.

Núcleo comum obrigatório (Mestrado e Doutorado)

  • Álgebra Linear;
  • Algoritmos e Estruturas de Dados;
  • Princípios de Modelagem Matemática.

A estrutura curricular do PPGMMC é fundamentada no princípio da flexibilidade, permitindo que o aluno, em conjunto com o orientador, selecione as disciplinas que melhor contribuam para sua formação geral e específica. A oferta é diversificada, com média de 10 a 12 disciplinas por semestre, entre obrigatórias e optativas das linhas de pesquisa do Programa, além das disciplinas obrigatórias do Módulo de Elaboração de Dissertação/Tese. As disciplinas ofertadas a cada semestre são planejadas e aprovadas pelo Colegiado do Programa, considerando periodicidade, datas e horários.

Com o intuito de aprimorar a formação específica dos discentes, são frequentemente oferecidas disciplinas optativas na forma de Tópicos Especiais, ampliando a diversidade curricular. Ao longo dos oito semestres do atual quadriênio, foram ofertadas 15 disciplinas distintas de Tópicos Especiais.

O currículo das disciplinas do PPGMMC busca viabilizar a formação interdisciplinar, abrangendo conteúdos de matemática, computação, física e modelagem, além de atividades integradoras das linhas de pesquisa. Para além da interdisciplinaridade, o currículo contempla o princípio da estreita relação teoria-prática, promovendo atividades formativas baseadas na investigação científico-tecnológica. Esses compromissos estão alinhados aos objetivos institucionais do CEFET-MG, conforme seu Plano de Desenvolvimento Institucional, pelo qual a instituição se compromete com a participação no desenvolvimento científico, tecnológico e sociocultural inclusivo e sustentável, contribuindo para a inovação tecnológica e a pesquisa — particularmente aplicada e relacionada ao contexto do Estado de Minas Gerais e da região Sudeste do país.